segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Competências de um tutor da EAD


UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química 
Aula 01: Ponto de Partida - Ações didáticas que o tutor deve desenvolver ao planejar e ministrar uma disciplina
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Aliny Abreu de Sousa Monteiro
Data: 04 de Novembro de 2013

 
Para descrever quais as ações de um tutor, em termos de planejamento didático de uma disciplina a ser ministrada, antes, durante e após a disciplina, um questionamento me vêem a mente: O que é ser tutor na EAD? 

O tutor na EAD é, geralmente, responsável pela função de orientar e acompanhar o processo de aprendizagem, incluindo desde o contato com os alunos até a correção das avaliações e o retorno destas para eles. Todavia, algumas instituições que promovem a EAD atribuem a esta função um valor secundário, pois acham que a qualidade do ensino-aprendizagem nessa modalidade depende, primordialmente, dos materiais didáticos e das ações dos alunos.

De modo geral, discute-se o papel do tutor na EAD visto que há uma diversidade terminológica e funcional deste personagem (Arredondo, 2003). Por vezes, o termo tutor tem sido utilizado de forma indiscriminada, considerando-se mais a origem do termo do que, de fato, as características e o papel desempenhado pelos tutores na EAD (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001).

A palavra tutor, oriunda do latim tutoris, significa aquele que defende, que preserva, que sustenta, que socorre (Pedrosa, 2003), aquele que ampara, protege, dirige ou tutela alguém. Contudo, os estudos sobre o papel do tutor na EAD têm mostrado a necessidade de uma ressignificação do termo, propondo que o trabalho desenvolvido pelos tutores na EAD é, de fato, o trabalho de um professor e educador (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001).      
Tem um artigo muito interessante que trata da tutoria na EAD, cujo link segue http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-tc-c2.htm

Abraços

Aliny Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário