UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Os cinco pilares da comunicação, segundo Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé nos Homens, Esperança e um Pensar Crítico.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Aliny Abreu de Sousa Monteiro
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Os cinco pilares da comunicação, segundo Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé nos Homens, Esperança e um Pensar Crítico.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Aliny Abreu de Sousa Monteiro
CHAT:
APLICABILIDADES E DEFINIÇÕES
As
ferramentas interativas são aquelas utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os
participantes de um curso baseado na web. Existem dois tipos dessas
ferramentas, as assíncronas e as
síncronas.
Tipos
de Ferramentas Interativas
Ferramentas
assíncronas: são aquelas que independem de tempo e lugar e
podem revolucionar o processo de interação entre professores e estudantes
(LINS, MOITA, 2009). Tendo como exemplos: E-mail, Fórum ou Lista de discussão,
Blogs...
Ferramentas síncronas: são aquelas que exigem a participação
dos professores e estudantes em eventos marcados, com horários específicos para
que possam acontecer. Ocorrem em tempo real (on line), dão aos alunos da EAD e
aos professores, como também a todos envolvidos na instituição, grupos e
comunidades interação de forma instantânea e a sensação de perseverar a
continuidade do seu curso. Tendo como exemplos: chat, Videoconferência,
Audioconferência.
Chat
(Sala de bate-papo)
Um chat é como um diálogo entre
diversas pessoas, porém, na forma de texto escrito; como um recurso síncrono,
tem um importante papel, pois acontece em tempo real, constituindo-se como um
texto misto, com características típicas da oralidade e da escrita. Lembra-nos
Marcuschi (2008, p. 18), que “[...] algumas das propriedades até há pouco
atribuídas com exclusividade à fala, tal como a simultaneidade temporal, já são
tecnologicamente possíveis na prática da escrita a distância, com o uso do
computador”.
Nas salas de bate-papo (chats), os diálogos,
que são escritos, se parecem muito mais com textos falados. Não há, geralmente,
preocupação com a forma; a rapidez da comunicação é colocada acima da correção
ortográfica e gramatical; e há a possibilidade até de recurso a sinais, como os emoticons,
criados para retratar expressões faciais, constituindo-se numa espécie de
entonação que garante força ilocucionária aos textos, ou, pensando de outro
modo, osemoticons são estratégias encontradas para vencer as
limitações da linguagem escrita, que nunca é a transcrição completa da fala. De
acordo com Machado Junior (2008, p. 179-180), “[...] o caráter interativo das
ferramentas de comunicação [...] é potencializado quando a interface gráfica do
AVA disponibiliza ferramentas que aproximam o diálogo escrito do diálogo face a
face.”
É um meio com potencial didático a ser
estudado, pouco utilizado nas atividades pedagógicas, permite a comunicação
síncrona, entre distintas pessoas que se encontram conectada em determinado
momento. Estudos na literatura sobre o uso pedagógico do chat ainda são
iniciais, segundo fontes pesquisadas, a maior parte destes materiais se limitam
a assinalar suas características gerais, sem entrar em detalhes sobre suas
possibilidades concretas. Assim, faz-se necessário realizar estudos
experimentais relacionados com seu uso como ferramenta de comunicação e
ferramenta pedagógica gerando aprendizagem e mecanismos de superação das
dificuldades e limitações oferecidas no uso do Chat na aprendizagem (MERCADO,
2009).
Mais do que nunca, o professor está desafiado a modificar sua
comunicação em sala de aula e na educação. Certamente, o chat é uma ferramenta
que pode, e deve ser utilizada e desvendada para aplicação na educação, seja
ela a distância ou não. Estamos frente a uma geração que utiliza demasiadamente
as redes sociais, principalmente no Brasil, onde essa ferramenta de comunicação
está muito difundida. Ignorar esse meio de comunicação é sem dúvida fechar os
olhos para uma ferramenta que está presente na realidade dos alunos. Pois o
aprender é, sem dúvida, um ato inerente ao mecanismo sistêmico, que se encontra
no complexo das funções (inter) comunicadoras com a realidade circundante do educando.
Abraços e feliz Natal e Próspero Ano novo!
Aliny Abreu
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