sábado, 7 de dezembro de 2013

Evolução da educação


UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2 
Turma: T-31 - Química 
Aula 03:
Os cinco pilares da comunicação, segundo Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé nos Homens, Esperança e um Pensar Crítico.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Aliny Abreu de Sousa Monteiro

Breve histórico da comunicação versus conhecimento e educação sistemática
Podemos considerar que o marco inicial da história da educação foi a linguagem. Por meio da oralidade e das práticas culturais de um povo, conseguiam-se transmitir aos seus novos membros suas tradições e conhecimentos. Posteriormente, surge a escrita e com ela algumas modificações na sociedade como um todo e a conjunção desses fatores teve com consequência o nascimento da educação sistemática e assim, com a leitura e a escrita, tornou-se possível ampliar a difusão do conhecimento.

Nestes primórdios da educação sistemática é possível notar a gênese da educação diretiva e reprodutiva, apoiada na repetição, focada na consolidação do passado e dos hábitos, voltada para o direcionamento das ações e dos pensamentos do ser humano, não tendo, portanto, a função de levar as pessoas a desenvolverem suas idéias e sim copiar formas já prontas.

Após a revolução industrial, a educação assume, predominantemente, uma proposta de ensino padronizado e de massa, cujo objetivo da formação passa a ser o de ensinar dados e obter um produto final, ou seja, um indivíduo preparado para o mercado de trabalho. Tal educação, foi denominada por Paulo Freire de educação bancária, a qual deposita saberes nos educandos, porém sem se preocupar em instiga-los ao saber crítico.

Nesta educação, o mais importante era os conteúdos a serem ensinados e não os educandos e sua formação pessoal. O professor tinha a função de transmitir conhecimentos específicos, incluindo o interesse por inventos que facilitavam ou estavam relacionados aos seus trabalhos.

Freire (2006) afirma que os professores e a sociedade precisam saber que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a construção do conhecimento. Segundo o autor, a educação deve ser vista como uma prática autêntica, total, diretiva, política, ideológica, pedagógica, estética e ética.

Como a educação está vinculada a seu tempo e ambiente (Rodrigues, 2000), sujeita às transformações que ocorrem na sociedade, tanto professores como alunos devem assumir posturas diferenciadas das tradicionais diante os novos paradigmas educacionais assim como diante as novas tecnologias e transformações sociais e culturais.

Assim, entra em cena a EAD, que evolui a partir de um passado tímido para um futuro promissor com possibilidades  de acesso e difusão de uma boa educação, onde a comunicação entre educador-educando é enfatizada. Segundo Paulo Freire, os elementos de uma boa dialogicidade em educação são: amor, esperança, fé no homens, humildade e um pensar crítico. Falaremos sobre esses pressupostos que norteiam a comunicação entre educador-educando no próximo post a seguir.

Abraços

Aliny Abreu


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