UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Os cinco pilares da comunicação, segundo Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé nos Homens, Esperança e um Pensar Crítico.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Aliny Abreu de Sousa Monteiro
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Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2
Turma: T-31 - Química
Aula 03: Os cinco pilares da comunicação, segundo Paulo Freire: Amor, Humildade, Fé nos Homens, Esperança e um Pensar Crítico.
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Aliny Abreu de Sousa Monteiro
Em sua obra, Pedagogia do oprimido, Paulo Freire descreve cada um dos cinco pressupostos que devem estar presentes na comunicação educador-educando: amor, fé nos homens, esperança, humildade e um pensar crítico. Esses elementos são a base para a educação dialógica e problematizadora, tal qual deve ser a educação aplicada na EAD.
Na verdade, não sei se estou polemizando, mas não é a minha intenção, penso que esses pressupostos não são especificamente de Paulo Freire e nem apenas aplicado para a educação e sim para a vida e vem sendo aplicado por vários personagens bíblicos desde o surgimento do mundo, especialmente por JESUS CRISTO.
No planejamento de uma disciplina ministrada através do AVA solar, deve-se desenvolver a pedagogia da pergunta e não da resposta, sendo de suma importância a participação autônoma dos estudantes. A descentralização do professor mostra como o cenário da EAD está voltado para a pedagogia moderna e não a tradicional (sistemática) sobre a qual comentou-se no post anterior. Dentro desse contexto gostaria de abrir um parêntese: Li nos textos da aula 3 do curso de formação continuada algo que falava sobre o termo educabilidade ao invés de educação e me chamou bastante atenção. De fato, educabilidade, que está relacionado com o ato de aprender sempre e mais, de crescimento, de continuidade..., é o que realmente acontece com todos que de alguma forma estão envolvidos com o conhecimento, ou melhor, com a aprendizagem do conhecimento. Fecha parêntese.
O dialógo Freiriano pode ser aplicado durante as interações nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) como, por exemplo, o solar? Como?
Primeiramente; Como pensar em diálogo no AVA? Ele se dá de diferentes maneiras, tais como: fóruns, e-mail, mensagens, chats, web conferências. Dentro dessas opções podemos aplicar com eficácia os cinco pilares da educação e/ou comunicação segundo Paulo Freire.
Como se trata, antes de mais nada, de relações humanas costumo sempre demonstrar certo grau de afetividade, tais como relatar em uma mensagem para os alunos que estou sentindo falta deles nos fóruns de discussões e perguntar o que se está havendo alguma dificuldade, digo que a contribuição de cada um é muito importante para o grupo; quando faltam a aula presencial, eu pergunto se aconteceu alguma coisa inesperada. Quando tiram nota baixa nos portfólios ou prova, pergunto qual foi a falha ou deficiência e demonstro que fiquei triste com isso, mas que pode ser superado. Isso pode ser identificado como aproximação com sentimentos, contendo traços de esperança e fé nos homens.
No entanto, algo que acho que ainda não usei foram os recursos paralinguísticos (David e Castro-Filho, 2009) utilizados, geralmente, para traduzir as emoções não explícitas na comunicação escrita.
Segundo Freire (2007), o querer bem aos educandos é fundamental e acho que de certo modo pratico isso e assim também como Paulo Freire disse naquela entrevista:"não quero nunca ser vista como uma boazinha, mas como uma boa pessoa..."
Com relação a aceitação do outro e a capacidade de ouvi-lo, não procuro aplica-la apenas com os alunos, mas sim com todas as pessoas com as quais me relaciono. Obviamente que nem sempre eu consigo, pois tem aspectos muito mais profundos que estão por trás do "aceitação do outro", por exemplo, que não depende só da minha capacidade de faze-la, digamos assim.
O elemento amor é o mais difícil de ser aplicado, pois trata-se de algo muito complexo. O amar seu semelhante como a si mesmo; não serei hipócrita de dizer que faço isso perfeitamente!!! Não podemos falar de amar a comunicação, pois o amor pra mim está relacionado com pessoas e não com coisas. Por exemplo, existem pessoas extremamente comprometidas com seu trabalho, mas que não tem amor genuíno para com os seus colegas de trabalho, subalternos ou não.
Abraços
Aliny Abreu
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